Postagens

Mostrando postagens de outubro, 2025

Leitura

"A leitura, como a comida, não alimenta senão digerida." (Marquês de Maricá)

Política

"Na política, como em tudo mais, precisamos contar com uma parcela de energia e outra de jeito." (Gustavo Capanema)

Escrever

"Escrever é estar no extremo de si mesmo." (João Cabral de Melo Neto)

História

"A História não se faz somente com dados, mas também com interpretações." (Gregorio Marañon)

Poesia

"Grande é a força de poesia inspirada pelos céus." (Shakespeare)

Homens

"As naturezas dos homens são parecidas; são seus hábitos que os afastam uns dos outros." (Confúcio)

Livro

"Que nunca o livro fique longe de tua mão e de teus olhos." (Jerônimo)

Arte

"A arte nasce da dor, como a pérola." (Monteiro Lobato)

Sociedade

"Certamente não pode ser feliz e florescente nenhuma sociedade que tenha a grande maioria de seus membros pobre e miserável." (Adam Smith)

Advertência contra a preguiça

"Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê sábio. A qual, não tendo superior, nem oficial, nem dominador, prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento. Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco de sono, um pouco tosquenejando, um pouco encruzando as mãos, para estar deitado, assim te sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado." (Provérbios 6, 6-11)

Literatura

 "A literatura é a expressão da sociedade, como a palavra é a expressão do homem." (Louis de Bonald)

A salvação é proclamada

"O Espírito do Senhor Jeová está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a reataurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; a ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê ornamento por cinza, óleo de gozo por tristeza, veste de louvor por espírito angustiado, a fim de que se chamem árvores de justiça, plantação do Senhor, para que ele seja glirificado." (Isaías 60, 1-3).

Israel deve ter confiança unicamente no Senhor

"Os aflitos e necessitados buscam águas, e não as há, e a sua língua se seca de sede; mas eu, o Senhor, os ouvirei, eu, o Deus de Israel os não desampararei. Abrirei rios em lugares altos e fontes, no meio dos vales; tornarei o deserto em tanques de águas e a terra seca, em mananciais. Plantarei no deserto o cedro, e a árvore de sita, e a murta, e a oliveira; conjuntamente porei no ermo a faia, o olmeiro e o álamo, para que todos vejam, e saibam, e considerem, e juntamente entendam que a mão do Senhor fez isso, e o Santo de Israel o criou." (Isaías 41, 17-20).

Acerca da ressurreição e vinda de Cristo

"Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras." (1 Tessalonicenses 4, 13-18).

A glória do segundo templo

"Porque assim diz o Senhor dos Exércitos: Ainda uma vez, daqui a pouco, e farei tremer os céus, e a terra, e o mar, e a terra seca; e farei tremer todas as nações, e virá o Desejado de todas as nações, e encherei esta casa de glória, diz o Senhor dos Exércitos. Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o Senhor dos Exércitos. A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos." (Ageu 2, 6-9).

Contadores de histórias

Escrever como quem conta uma história. Não sou um cronista, não sou um escritor. Sou um contador de histórias. Noite fria, no litoral do nordeste, e a turma se reunia em volta da fogueira. E lá estava o contador de histórias, narrando as mesmas histórias todas as noites para a meninada, que em silêncio prestava atenção. Histórias orais, passadas de geração em geração, desde tempos imemoriais, constituindo-se o folclore daquela comunidade. Histórias de pescadores, histórias de caçadores, histórias de assombração, coletadas e compiladas por estudiosos como Leonardo Mota e Gustavo Barroso. O fascínio, o carisma do contador de histórias, que, mesmo sem conhecer as letras, fazia uso de figuras da linguagem para emprestar beleza às suas narrativas. No litoral, certas histórias. No sertão, outras. Nas serras, outras. Isso em todos os povos. Faço menção das árabes Mil e uma noites. No Brasil, as lendas da Amazônia, as narrativas dos tropeiros dos sertões de Guimarães Rosa, as histórias dos pam...

Texto pra cima

Escrever um texto que fortaleça a nossa fé. Um texto que nos faça lembrar do grande amor do Senhor por todos nós. Um texto otimista, um texto positivo, que nos faça dar um glória a Deus depois de lido. Escrever um texto que nos dê força pra continuar na caminhada, confiando que o Senhor não vai permitir que sejamos engolidos por este mundo mau. Um texto que renove a esperança e que nos faça lembrar de tantas bênçãos que o Senhor já nos concedeu. Um texto bem escrito, leve, bem-humorado, que nos deixe com vontade de quero mais. Um texto que seja melhor que o texto anterior e que suscite a participação dos leitores, porque isso de fato é importante pra mim, que escrevo. Escrever um texto para que, batida a meta de hoje, eu levante a cabeça e siga em frente. Um texto que faça com que o leitor também escreva o seu texto, nem que seja em apenas sete linhas. Que nem aqueles hai cais japoneses. Escrever um texto que esteja à altura de figurar como crônica dos melhores jornais do país, e que e...

Promessa do derramamento do Espírito

 "E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito. E mostrarei prodígios no céu e na terra, sangue, e fogo, e colunas de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor." (Joel 2, 28-31)

O que eu quero escrever

Quero escrever um bom texto, mas que seja um texto temente a Deus. Um texto que respeite as leis e mandamentos do Senhor. Um texto que não comprometa a minha salvação. Um texto que respeite a família tradicional, um texto de qualidade mas conservador nos costumes. E liberal na economia. Um texto que exalte o nome do Senhor, fortemente influenciado pela Bíblia Sagrada. Um texto nascido da leitura de Graciliano Ramos e José Lins do Rêgo mas que tenha em sua origem uma forte característica cristã. Quero escrever um texto que não seja sensual, não irônico, não sarcástico, nem que brinque com coisas espirituais. Um texto que possa ser lido por uma criança, um texto que respeite os pais, as mães e os filhos. Um texto até que evangelize o leitor, levando-o a sentir o desejo de se entregar ao Senhor. Um texto influenciado pela vida de Davi e pelas cartas de Paulo. Um texto que seja o resultado da minha experiência cristã misturada com a leitura de romances nacionais, textos sociológicos, biogr...

Meta-linguagem

Meta-linguagem: um texto falando sobre o texto. Uma crônica que fale sobre a arte de escrever. Um trabalho resumido sobre a linguagem e outras ciências. Um estudo sintético acerca deste mesmo texto que eu escrevo. Sistematizar o alfabeto, as letras, temas recorrentes trazidos à baila neste blog. As diferenças entre as línguas escrita e oral, a beleza e riqueza das línguas românicas, onde o português se classifica. Mas dissertar de modo límpido, inteligível até pelas camadas mais rudes da sociedade. Escrever um ensaio que relacione esse meu escrever com meu comportamento. Um ensaio que seja psicologia analítica e neurolinguística. Acho até que o amigo George Girão se interessaria por um texto assim, que examine as conexões da minha mente no nascimento do texto. E aí podem entrar também outros meios de comunicação, como artes plásticas, música, dança etc. A colaboração do inconsciente e as atividades cerebrais ligadas ao ato de falar, de escrever, de se relacionar, dando margem assim tam...

O Vale da Decisão

 "Multidões, multidões no vale da Decisão! Porque o dia do Senhor está perto, no vale da Decisão. O sol e a lua se enegrecerão, e as estrelas retirarão o seu resplendor. E o Senhor bramará de Sião e dará a sua voz de Jerusalém, e os céus e a terra tremerão; mas o Senhor será o refúgio do seu povo e a fortaleza dos filhos de Israel. E vós sabereis que eu sou o Senhor, vosso Deus, que habito em Sião, o monte da minha santidade; e Jerusalém será santidade; estranhos não passarão mais por ela." (Joel 3, 14 - 17)

Eu amo o Brasil

Eu amo o Brasil, esse mundão de país em cuja terra eu nasci. Nasci em 1975. O Brasil nasceu no século XVI. Nasceu com o encontro das três raças: europeus, negros e índios. Antes disso não havia Brasil. E eu amo a cultura, a identidade nacional que emergiu da fusão desses três povos. Eu amo a História do Brasil. Amo a literatura brasileira. Amo o folclore brasileiro. Mas tenho especial predileção da história do Brasil a partir do romantismo literário até os nossos dias. Gosto do período da metade do século XIX até hoje. Gosto da música brasileira. Gosto da pintura brasileira. Gosto da formação da identidade nacional, da interação de todos os sujeitos da nossa História. Gosto de incluir minha família nessa História, a partir do nascimento do meu avô, Luíz Ferreira, em 1910. E o que me fez amar o Brasil foi a leitura de três intérpretes nossos: Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Darcy Ribeiro. Também queria ter lido Caio Prado Júnior e Celso Furtado, mas o foco dos estudos mudar...

Eu e a Herbalife

Quinze anos atrás comecei a consumir os produtos da Herbalife. Cadastrei-me com o irmão Eugênio Pinto e passei a comprar mensalmente os produtos. Eu comprava e consumia produtos como shakes, chás, fibras e ômega-3. Também passei a frequentar os eventos, principalmente o HOM - Herbalife Oportunity Meeting. Eu também gostava de ouvir os seminários do professor Davi Menezes. Algum tempo depois a Herbalife lançou os Espaços de Vida Saudável, e houve um boom de Espaços aqui em Fortaleza. Tempos depois o Eugênio mudou de ramo e saiu da Herbalife. Eu continuei consumindo os produtos, mesmo sem patrocinador. Então sete anos atrás viajei pra Ipatinga - MG, e lá me cadastrei novamente, com uma amiga chamada Josinéia. Nessa cidade eu frequentava o Espaço do Flávio, no bairro Canaã. Eu também gostava de ler os livros indicados pelos mentores da empresa. Livros do Jim Rohn e Zig Ziglar, por exemplo. Livros como Rinoceronte bem-sucedido e Pai rico, pai pobre. Depois voltei pra Fortaleza e me cadastr...

As palavras são remédios

A palavra como remédio. O Senhor cura, mas o remédio é a palavra, seja ela escrita ou oral. É o mal que sai da mente dirigido pela palavra. A palavra transporta a mazela pra fora do corpo. Se não falar adoece! A palavra é o osso calcificado, é a ferida cicatrizada, é o músculo exercitado. E a palavra é gratuita, não custa nada. Custa apenas a boa vontade de dirigi-la a alguém, o que faço agora, amado leitor, escrevendo pra você. É como se eu fosse ao médico e ele dissesse: Leia Memórias póstumas de Braz Cubas! E pra cada especialidade médica há um tipo específico de literatura. Terapia infantil? Monteiro Lobato! A Bíblia é cura para essa vida e pra eternidade. Mas uma incredulidade boba pode ser curada com um clássico da auto-ajuda. Nada contra esse tipo de literatura, desde que não se despreze um Dostoievski, um Dickens, um Balzac ou um Twain. A psicologia seria simbolizada por uma revista boa e especializada. Há revistas tão boas como os livros. Mas se o problema é crônico e exige tr...